viernes, 1 de mayo de 2009

Procedimentos de segurança

0 drama da violência urbana chegou aos condomínios. Quem diria! Infelizmente, quadrilhas organizadas e meliantes eventuais descobriram "esse nicho de mercado". Por mais que a imprensa somente noticie os grandes casos, as ocorrências em condomínios vêm aumentando consideravelmente. Até uni edifício de quitinetes já foi assaltado!

1 lá basicamente duas modalidades. Primeira, os arrastões. Normalmente praticados por quadrilhas especializadas, bem organizadas e fortemente armadas, que preferem o.s edifícios de luxo, onde roubam jóias, dólares, equipamentos eletrônicos e ate carros ele luxo. A segunda modalidade, e que mais cresce nos centros urbanos, são os chamados crimes pontuais ou eventuais, praticados por meliantes oportunistas.

sem qualquer planejamento ou organização. Trata-se do roubo ou furto cometido pelo criminoso que se aproveita de uma facilidade de acesso ao condomínio ou da distração de algum morador, porteiro, entregador ou prestador de serviço. E tal meliante pontual é extremamente perigoso e violento, justamente por conta de seu despreparo e por estar, na maioria das vezes, sob efeito de drogas.

Assim, o combate aos cinematográficos arrastões requer, acima de tudo, grande planejamento e investimento em projetos de segurança, compra e instalação de equipamentos, contratação dos seguranças. obras estruturais, blindagem das guaritas e contratação de assessoria especializada. |á o combate aos crimes pontuais, tão ou mais importantes que os arrastões, requer, essencialmente, um esforço contínuo de conscientização dos moradores e porteiros, no sentido de atenção a pequenos vacilos do dia a dia, que podem facilitar o ingresso de um meliante ao condomínio.

Logo, a segurança diária está nas mãos dos moradores e porteiros, e o simples cumprimento das regras do condomínio e a atenção redobrada nos atos rotineiros já representam um fator de dificuldade ao meliante, que procurará outro alvo mais vulnerável.

Vale a pena mencionar também a importância da guarita no condomínio. Na opinião dos especialistas em segurança predial, os meliantes dominam e controlam o condomínio a partir do momento em que rendem o porteiro da guarita e assumem o comando do prédio. Recomendável que a guarita seja fechada, blindada, trancada e possua todas as ferramentas necessárias, tais como película escurecida, passa-documentos, passa-encomendas, ar-condicionado, botão de pânico ou algo similar, cameras e eclusa para acesso.

Já é hora dos condomínios fazerein algo para garantir, conjuntamente, mais segurança aos moradores. E não há forma mais eficiente, econômica e duradoura do que os chamados CONSEG'S (Conselhos de Segurança). Com a criação de um CONSEC, vários condomínios de uma mesma região, quarteirão ou bairro podem discutir e resolver as questões de segurança da comunidade, como aliás já acontece com sucesso em algumas zonas comerciais das grandes cidades.

No hay comentarios:

Publicar un comentario